O Pinhal Interior é uma região única, o relevo agreste, os cursos de água sinuosos, a vegetação abundante marcam a paisagem, mas um traço marca todo este território: o Xisto. Não só como elemento estrutural da pitoresca construção tradicional, mas essencialmente como elemento modelador da cultura e da vida de um povo.
“Habituado a uma vida dura como pedra a amanhar terras tristes, o povo daqui fez-se rijo”
Uma rede de aldeias, as Aldeias do Xisto, destacam-se neste imenso território, quer seja pela Arquitectura, pelo Património, pela Cultura ou pela Gastronomia. Um território que importa explorar e compreender.
Em 2008 o valor deste território foi reconhecido pela prestigiada revista de viagens alemã GEO SAIONS na categoria de “Melhor Viagem de Descoberta”
Este território é também um espaço privilegiado para a prática de Turismo activo/desportivo. Actividades como os percursos pedestres ou a canoagem têm condições especialmente propícias. A rede de praias fluviais é também de enorme qualidade. O BTT (bicicleta todo-o-terreno) apresenta-se como um meio fantástico para viajar à descoberta deste território. Os centros de BTT das Aldeias de Xisto serão ponto de visita obrigatório.
Sem comentários:
Enviar um comentário