sábado, 2 de julho de 2011

Etapa 8 - de Foz do Cobrão a Água Formosa

Pedaladas de nostalgia

Depois de uma viagem destas, o último dia deixa sempre alguma nostalgia. Pedaladas molengonas, conversa a recordar as melhores peripécias, que aventuras preparar para o futuro, paragens prolongadas como quem não queria chegar ao fim... O percurso também se proporcionava para isso, a distância era curta, mais alcatrão que o habitual e troços para rolar assim a estilo de treino de recuperação.
Deixámos a Casa do Chafariz em Foz do Cobrão a meio da manhã, fomos entregar a chave ao vizinho que aqui a gente é toda de confiança, comemos qualquer coisa no café em frente e rumámos em direcção Aldeia da Figueira. Uma aldeia gira de explorar de bicicleta porque tem uma zona de ruas muito estreitinhas quase à medida do guiador.
Visitámos a loja do xisto e ficámos a saber que está para breve a abertura de um alojamento local também nesta localidade.
Daqui direccioná-mo-nos para a zona das Moitas, onde fomos visitar o Centro de Ciência Viva da Floresta. Um projecto muito interessante e pouco frequente por terras do interior.
Como a pequeno almoço já lá ia e não prevíamos que houvesse sítios para comer nos próximos kms decidimos fazer aqui um reforço alimentar, pelo sim pelo não.
Daqui rolámos até à povoação da Amêndoa onde subimos ao miradouro, para apreciar a paisagem e «nostalgiar» mais um pouco!
Uns kms mais à frente e estávamos em Água Formosa, a última Aldeia de Xisto da nossa viagem. Mais uma aldeia de casas de pedra delineando os contornos do terreno e moldando-se à paisagem. Depois de usarmos a nora para «ogar» um canteiro muito bem arranjado, aproveitámos para ir à fonte beber alguns líquidos frescos enquanto esperávamos pelo nosso transporte de regresso a casa.Há coisas engraçadas, quando decidimos regressar para a entrada da aldeia ao pegar na bicicleta verifiquei que o pneu da frente estava em baixo. Depois de tantos quilómetros sem qualquer furo, temos um assim que chegamos ao destino! Até parece que também a bicicleta estava nostálgica.
Enfim, oito dias muito bem passados na companhia das nossas fieis companheiras que nos deram oportunidade de conhecer alguns dos melhores recantos do país.
Viajar de bicicleta tem muitas vantagens e uma delas é que se viaja a uma velocidade e por sítios que nos ligam ao terreno e à paisagem, dá para parar facilmente e apreciar os pormenores, dá para fazer distâncias longas e... apreciar as dinâmicas da vida!
Uma sugestão: andem de bicicleta! Hoje 5kms, amanhã 10, depois de amanhã sabe-se lá quantos...

Dados da Etapa:
Etapa 8: 46 Kms 975m Acumulado
Total: 453 Kms 13593m Acumulado

Sem comentários: