sexta-feira, 24 de junho de 2011

Etapa 1 - De Álvaro a Pedrogão Pequeno

Seremos loucos? Claro que sim!!!

Nada melhor para começar um grande viagem de aventura que alterar o plano de viagem logo à partida. Como a quilometragem prevista para este primeiro dia era baixa, decidimos estender um pouco mais a tirada, e em vez de começarmos em Álvaro como estava previsto, começámos a pedalar logo em Oleiros depois de termos comprado umas sandes para o almoço!
Doze quilómetros depois, 6 a subir e 6 a descer, estávamos na Aldeia do Xisto de Álvaro a reviver o início da viagem do ano passado pelo Geoparque Naturtejo, que também começou nesta bela povoação. Recordámos o nobre casario, empoleirado no viso de um monte que por sinal fica no fundo de um vale, avistámos os meandros do Zêzere e a piscina já a banhos e, na mercearia da dona Manuela, como não podia deixar de ser, aviámos uns sumos para acompanhar as sandes.
Depois de uns dedos de conversa com um novo conhecido e com a simpática anfitriã da Casa dos Hospitalários (turismo rural) pusemo-nos à estrada, ou melhor, ao single track coincidente com uns dos percursos pedestres com início na aldeia.
Como aviso para o que aí vem nos próximos dias apanhámos logo uma bela subida de cerca de 600m de acumulado, que com o calor que estava nos levou a perguntar se éramos loucos? Como a resposta foi positiva decidimos continuar.
Já no topo da Serra dos Covões a 875m de altitude conhecemos o Senhor José Ernesto, vigia dos fogos florestais que até aqui tem tido dias descansados, esperamos que assim continue.
A partir daqui foi sempre a abrir até Pedrogão Pequeno, onde começámos por visitar a Senhora da Confiança, um santuário no topo de uma colina com um fantástico miradouro sobre a barragem do Cabril. Já na Aldeia de Xisto, pertencente ao concelho da Sertã, também ela marcada por um casario nobre visitámos a Igreja Matriz e o mercado. Como ainda havia tempo e o calor apertava, porque não um mergulho? Atravessámos a barragem e démos um belo mergulho nas águas cristalinas do Zêzere.
Que belo prémio para uma etapa que era para ter 25kms e acabou com 52!!

Dados da Etapa:
Etapa 1 52 Kms 1438m Acumulado
Total 52 Kms 1438m Acumulado

2 comentários:

André Campos disse...

Caganda fezada!
Se entre hoje e amanhã não derreterem debaixo deste sol norte-africano, então não há como não levarem isso até ao fim.
Força nas canetas!

Rui Lourenço disse...

Para já!! Estamos a aguentar!!