quarta-feira, 29 de junho de 2011

Etapa 6 – de Sobral de São Miguel a Janeiro de Cima

Uma viagem pelo inicio do século passado

Hoje como a jornada se previa curta e relativamente fácil decidimos por o despertador para mais tarde e aproveitar as comodidades do alojamento, já passava das 10h da manhã quando saímos, mas nem por isso o dia foi menos espectacular.

Das Pedras Lavradas, depois de uns kms de alcatrão apanhámos um soberbo single trak sempre ciclável, por um vale que nos fez viajar pelo menos um século para trás. Os terrenos agrícolas estão empoleirados em muros de xisto enormes, os acessos aos mesmos são feitos por pequenas veredas, lá no fundo corre um ribeiro e o melhor de tudo, estão quase todos amanhados. A meio da descida encontrámos a Filipa que tinha vindo com a sua avó tirar o leite à cabra e que ainda nos ofereceu umas ameixas mesmo saborosas.
Depois de nos deliciarmos com aquele cenário chegámos à aldeia de Sobral de São Miguel. Uma aldeia belíssima, construída em tornos de uma ribeira sinuosa e com as casas empoleiradas na encosta íngreme. Visitámos a praia fluvial e… …resistimos porque ainda era de manhã! Visitámos também a casa museu João dos Santos, recheada de utensílios agrícolas tradicionais. Ainda pensámos em aplicar uma albarda nas nossas burras, mas achámos talvez elas se espantassem.
Daqui foi quase sempre a descer até encontrarmos o Zêzere que nos guiou até às minas da Panasqueira. Outro cenário fantástico, desta vez fez-me viajar uns séculos para a frente, se não cuidarmos do nosso planeta ele vai ser como aquelas encostas, desérticas! Ainda que aqui o deserto seja localizado e perfeitamente compreensível pela actividade desenvolvida que pode ser um importante empregador local.
Mais um carreiro, desta vez usado pelos mineiros, levou-nos até à Aldeia da Barroca. Visitámos a Casa Grande onde funciona o Centro Dinamizador das Aldeias de Xisto. Almoçamos e apanhámos o percurso pedestre que nos levou até às gravuras rupestres. Como não temos a certeza se as identificámos correctamente decidimos fazer umas gravuras lamestres!!
Depois de umas subidas, que para quem ia a contar que a jornada de hoje fosse fácil, desanimaram um bocado, e lá chegámos a Janeiro de Cima. Uma aldeia com uma construção muito característica que incorpora nas paredes de Xisto pedras roladas pelo rio de quartzito. Muito interessante e muito bonito! Como o rio está mesmo ali ao lado fomos mandar o mergulho da ordem, e que bem que soube!

Ficámos alojados na Casa de Janeiro, uma destas casas de pedra rolada muito bem recuperada, que nos permite viver a aldeia de forma intensa e ao mesmo tempo ter a privacidade necessária. O local ideal para um fim-de-semana muito bem passado, com o rio mesmo ali ao lado.

Antes de dormir e depois de um belo jantar, deixamos uma sugestão: vir até Janeiro de Cima, passar um dia na praia fluvial, dormir na Casa de Janeiro e no dia seguinte dar uma passeio de Btt em família até Janeiro de Baixo ou aproveitar um dos percurso pedestres que partem da aldeia.

Dados da Etapa:

Etapa 6: 47Kms 1036m Acumulado
Total: 332Kms 10898m Acumulado

Sem comentários: