domingo, 26 de junho de 2011

Etapa 3 - de Gondramaz à Comareira

O melhor e o pior num só dia

O dia de hoje não podia começar melhor! Um apetitoso pequeno-almoço preparado pela dona Lúcia do Pátio do Xisto, que nos preparou também umas belas sanduíches para o almoço. Seguimos depois ao longo da serra numa subida muito suave que nos levou até ao Chiqueiro, uma aldeia com a construção completamente típica, mas que nos pareceu desabitada, onde as abelhas eram as rainhas, pelo menos na fonte! Ainda assim com algum cuidado conseguimos beber água fresca sem qualquer ferradela.


Depois seguiu-se Casal Novo, Talasnal e Candal. Nesta zona encontrámos muita gente a realizar percursos pedestres entre os quais um grupo de espanhóis. Também nesta zona percorremos single traks fantásticos, bastante cicláveis, à sombra dos castanheiros, com fontes pelo meio e atravessando pequenas localidades que também mereceriam o titulo de Aldeias do Xisto, uma das quais atravessada por um ribeiro e com música de vários estilos a sair das janelas, onde almoçámos.
Quanto às aldeias desta zona são completamente de Xisto, apenas se identificando as telhas dos telhados como material alternativo. As aldeias classificadas apresentam-se também muito bem recuperadas, no entanto nas não classificadas podemos por vezes identificar de forma mais genuína os traços históricos e culturais destas pequenas localidades.

A partir de Candal e depois de uma visita à Loja do Xisto desta localidade, veio o pior. Primeiro a subida para a Serdeira, ainda assim, com este obstáculo já íamos a contar! O problema foi depois da Serdeira, onde perdemos o rasto ao track. Andámos mais de uma hora para o recuperar, por carreiros dos javalis, no meio do mato e a subir e descer barreiras sempre a carregar as princesas!


Depois de umas pernas bastante arranhadas e de dar conta que a minha roda de traz começou a empenar, lá regressámos ao trilho para enfrentar a subida à Serra da Lousã. Mesmo até ao topo, 1175m de altitude. Até nos nasceu alma nova!


A partir daqui foi sempre a descer até à Comareira onde ficámos alojadas depois de vários sobressaltos que quase nos levaram a dormir num telheiro com dois colchões emprestados.



Dados da Etapa:
Etapa 3: 44 Kms 1792m Acumulado
Total: 166 Kms 5454m Acumulado

1 comentário:

Anónimo disse...

Rui e Carlos !!! estão de parabéns também com a qualidade das fotos, lindas paisagens, cada detalhe maravilhoso.
Beijinhos
Ivone Passos