segunda-feira, 27 de junho de 2011

Etapa 4 – de Comareira à Benfeita

Um dia muito Be(m)feito!

Hoje o calor amainou um pouco o que facilitou bastante a etapa! Para Além disso não tivemos problemas de navegação e encontrámos muita simpatia pelo caminho, por isso podemos dizer que este foi um dia “benfeito”.

Da Comareira passámos por Aigra Nova onde visitámos a Loja do Xisto e seguimos sem grandes demoras para Aigra Velha e Pena. Nesta aldeia pusemos a conversa em dia com duas senhoras que andavam a tratar da horta e apreciamos os penhascos vertiginosos proporcionados pela crista quartzitica junto à aldeia.Atravessámos essa crista pelo vale ao som das cascatas e chegámos à povoação seguinte. Embora ainda fosse cedo, como por esta zona não há muitas localidades com estabelecimentos onde se possa comer decidimos procurar alguma coisa. Logo duas cabras anunciaram uma pastora nos pôs à conversa com o presidente da Comissão de Melhoramentos de Ribeira Cimeira e Fundeira que abriu especialmente para nós o bar da cede. A sua esposa trouxe uma cebola, o pão que tinha na arca e com duas latas de sardinhas aqui se fez um petisco daqui!!
Chegou a hora de conquistar a primeira Serra do dia, até aos 990m de altitude, já perto do topo, mas Cabeçadas, ainda encontrámos um restaurante, e como as sardinhas tinham ficado todas na subida decidimos almoçar ali. Depois de uns dedos de conversa com o senhor “Judeu” sobre as carroças que transportavam o azeite desde a Casa Mendonça da Aldeia do Xisto de Álvaro, foi hora de rolar pelo viso até apanharmos a descida para o Fajão.
No Fajão, terra de meninas bonitas, reforçámos a água e despedimo-nos da Serra da Lousã, para iniciarmos a subida da serra do Açor, dos 560m na Ponte do Fajão até aos 1050m quase no topo da Serra. Aqui começámos a perceber que a paisagem não tem só beleza, mas também um imenso valor Natural.

Já perto do final da jornada e depois de atravessarmos um imenso bosque de carvalhos chegámos à sede da Paisagem Protegida da Serra do Açor onde apesar de já estar na hora do fecho, nos convidaram a visitar a muito interessante exposição interpretativa.

No entanto o melhor ainda estava para vir! Deixámos os sacos no Alojamento Local dos Pardieiros, a 2 kms da Benfeita, e descemos até à Fraga da Pena! E que pena que me dá que não conheçam este local!

Uma cascada de cerca de 10 metros encaixada na rocha a cair sobre um lago rasteiro e único para um mergulho! E que bem que soube! Quando pensávamos que já tínhamos visto tudo o Carlos ainda descobriu um encadeamento de cascatas acima desta principal, onde também pudemos ver, em estado completamente selvagem rãs, salamandras e pequenas cobras!

Um dia muito Benfeito!!

Mais fotos em: http://www.facebook.com/media/set/?set=a.193912103992056.44751.175902835792983&l=e5ba128a91

Dados da Etapa:
Etapa 4: 59 Kms 2050m Acumulado
Total: 225 Kms 7504m Acumulado

3 comentários:

JValente disse...

Grande dupla!!!
Rui... aprecio a vossa determinação pela aventura! Estou a seguir a vossa saga e espero que tudo vos corra pelo melhor!

Uma pergunta apenas... voçês estão a seguir um track previamente delineado ou fazem a incursão livre no terreno com objectivo de chegar à próxima aldeia?

Abraço
João Valente

Rui Lourenço disse...

Olá João!

Levantámos quase todos os percurso no Google Earth! Com um ou outro ajuste, é claro!!

ABC

Anónimo disse...

Querida dupla... Carlos, meu primo e Rui, continuo visitando o vosso blog, e cada vez mais admirando a vossa coragem e determinação e gostando muito de conhecer as vossas viagens ou melhor pedaladas...hehehe. Muita Paz e saúde para vocês. Beijinhos
Ivone Passos