terça-feira, 28 de junho de 2011

Etapa 5 – de Benfeita a Sobral de São Miguel (Pedras Lavradas)

Novo Recorde de Altitude: 1320m

Todos os dias da nossa viagem temos apanhado muita montanha e quase sempre subimos acima dos 1000m de altitude. Mas hoje chegámos aquele que deverá ser o ponto mais alto da expedição: 1320m a pouco mais de 30 metros do topo da Serra de São Pedro de Açor.

Saímos do Alojamento Local dos Pardieiros onde fomos recebidos com simplicidade e simpatia, e descemos até à Benfeita. Nesta aldeia apreciamos a zona central da aldeia e visitamos a igreja monumental. Junto a esta aproveitámos para conversar com os anciãos do centro de dia, que nos ensinaram que o milho, que ali ao lado já vai bem alto, naquela terra não precisa de rega. Os terrenos nestas baixas são férteis e têm muita água. “Aquele canteiro de batatas deu 10 sacos!!”
Depois de atravessarmos a povoação da Cerdeira, que nos fez lembrar os azares da etapa 3, passamos por Vinhó e descemos até Vila Cova de Alva, uma das novas aldeias aderentes à rede das Aldeias do Xisto. Ao contrário das aldeias onde temos passado, esta é uma aldeia de dimensões maiores, pelo menos em termos de casario. Embora a nossa visita tenha que ser necessariamente breve, deu para ver que há ali muito património para descobrir.
Depois de andarmos “meio” perdidos no meio de uma plantação de milho à moda antiga, descobrimos Avô, uma vila banhada pelo Alva que logo cativou a nossa atenção. Só por o dia estar um pouco mais fresco é que não demos ali um dos nossos habituais mergulhos. Almoçámos, fomos ao Multibanco, um equipamento raro pelas zonas onde temos andado, e vamos mas é subir a serra que se faz tarde!
A subida começou por uma calçada a fazer lembrar as de Monsanto onde andámos o ano passado, sempre rodeados por muita vegetação. Esta subida levou-nos até Aldeia das Dez mais uma das novas aldeias da rede. Também esta, uma aldeia com um património muito interessante e com gente muito simpática, até soube que há gente daqui a viver na Sertã! Daqui avistámos pela primeira vez a Serra da Estrela.

A partir da Aldeia das Dez foi sempre a subir até avistarmos à esquerda a Aldeia Histórica de Piodão. Era engraçado ir lá abaixo, mas nem me arrisquei a desafiar o Carlos se não ainda íamos mesmo!!

Estávamos por volta dos 950 metros de altitude e a serra à nossa frente assustava um pouco! “É para subir é para subir”, pedalada atrás de pedalada lá fomos descobrindo que a subida afinal era melhor desenhada do que aquilo que parecia. Depois de passarmos 3 picos chegámos ao mais alto da nossa rota: 1320m. Andar aqui no topo tem muita piada!

A descida foi vertiginosa 400m para ai em 1,5kms e com imensa pedra, um grande teste às bicicletas que se revelaram à altura do desafio, mesmo a minha que anda com a roda de traz um pouco empenada desde a etapa 3!

O final da Etapa foi em Pedras Lavradas já dentro do Parque Natural da Serra da Estrela, onde encontrámos um alojamento cheio de bom gosto e de qualidade, com uma localização simplesmente assombrosa para apreciar o por do sol!

Uma sugestão: Dormir e jantar nas Pedras Lavradas, pegar na bicicleta e ir até ao Sobral de São Miguel como nós vamos amanhã. Porque não…


Dados da Etapa:
Etapa 5: 60 Kms 2358m Acumulado
Total: 285 Kms 9862m Acumulado

Sem comentários: